Cruzeiro de São Domingos / Cruzeiro Nossa Senhora da Glória

Título:
Cruzeiro de São Domingos / Cruzeiro Nossa Senhora da Glória
Descrição:
Cruzeiro em calcário em estilo gótico final de estilo flamejante. constituído por uma coluna de fuste monolítico, sobrepujada por cruz latina esculturada nas duas faces, assente sobre um pedestal escalonado em dois registos quadrangulares. A base da coluna apresenta-se alteada, com um registo inferior de perímetro quadrangular e molduração compósita, seguido de dois ramos secos enredados e de um anel toredado no ponto de intersecção do fuste. Este apresenta-se, a meia altura, envolto por quatro quadrifólios formados por folhas pontiagudas, colocadas em diagonal e sulcadas por pequenas pétalas de formato idêntico. Nos lonsangos criados pelos espaços de tangência, repetiu-se, em miniatura, o mesmo motivo quadrifólio. O capitel consta de duas partes: a inferior contém os símbolos tretramorfos dos quatro evangelistas (anjo, leão, touro e águia). Na parte superior de base prismática octogonal vêem-se pequenas cenas da paixão de Cristo: horto, prisão, flagelação, coroação de espinhos e caminhada para o Calvário. A rematar o conjunto, uma cruz latina com haste e braços com motivos rendilhados e bordo recortado, com vazamentos na intersecção, e de extremidades flordelisadas, exibindo em face frontal a imagem de Cristo crucificado.
Autorias:

Autor desconhecido